terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Uma breve descrição e histórico da Universidade do Estado do Maranhão.


Com fins de proporcionar condições para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Maranhão, criou-se a instituição de ensino superior Universidade Estadual do Maranhão. Esta representa, portanto, instrumento de propagação do conhecimento, da pesquisa e extensão universitárias, além de mecanismo de inclusão e formação tecnológica para o Maranhão.

Clique aqui e acesse a página da UEMA.

Oriunda da antiga Federação das Escolas Superiores do Maranhão, a qual fora criada em agosto de 1972 (Lei nº 3.260/72), a Universidade Estadual do Maranhão tomou forma própria em dezembro de 1981 (Lei nº 4.400/81), tendo autorização para funcionamento em 1987 (Decreto Federal nº 94.143/87), ao transformar-se em uma autarquia especial. Tendo personalidade jurídica de Direito Público, a universidade tomou a forma de multicampi, distribuindo-se por todo o Estado.

A Universidade Estadual do Maranhão apresenta como objetivos/princípios institucionais, conforme disciplinamento de seus estatutos, a promoção do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão universitária, difusão de conhecimentos, liberdade de saber, promoção de tecnologias e integração com a comunidade, além, resta evidente, do fomento ao desenvolvimento social, político, científico e tecnológico local.

Como referencial local, atua na promoção de cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente, cursos presenciais e a distância de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológico), programas de formação de professores para a educação básica (uma das principais demandas do Estado) e pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

Em relação à estrutura organizacional da universidade, assume a forma matricial, tendo a descentralização, a integração e a interdependência como princípios de gestão administrativa. Como mecanismos de racionalização dos recursos, faz-se por órgãos, geralmente colegiados, com naturezas diversas (deliberativas, consultivas, normativas, complementares e de execução), em conformidade com instrumentos regimentais específicos. Dentre estes órgãos estão os colegiados e a própria reitoria.

A Universidade Estadual do Maranhão encontra-se sediada na capital maranhense, São Luís, abrangendo os seguintes centros: 1) Ciências Agrárias (CCA); 2) Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); 3) Ciências Tecnológicas (CCT); e 4) Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN).

Em seu processo de expansão ao interior maranhense, fomentou outros 20 Centros de Estudos Superiores, os quais encontram-se instalados nos seguintes municípios: 1) Açailândia (CESA); 2) Bacabal (CESB); 3) Balsas (CESBA); 4) Barra do Corda (CESBAC); 5) Caxias (CESC); 6) Codó (CESCD); 7) Coelho Neto (CESCON); 8) Colinas (CESCO); 9) Coroatá (CESCOR); 10) Grajaú (CESGRA); 11) Imperatriz (CESI); 12) Itapecurú Mirim (CESITA); 13) Lago da Pedra (CESLAP); 14) Pedreiras (CESPE); 15) Pinheiro (CESPI); 16) Presidente Dutra (CESPD); 17) Santa Inês (CESSIN); 18) São João dos Patos (CESJOP); 19) Timon (CESTI); e 20) Zé Doca (CESZD).

Dessa maneira, busca a Universidade Estadual do Maranhão propiciar as finalidades constantes em seus estatutos, com vistas a servir de instrumento de aperfeiçoamento às pessoas e à comunidade a qual serve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário